Liderando quase todas as voltas da prova, Carlos Sainz conseguiu levar sua segunda vitória em 2024. Foto em destaque: Bryn Lennon/Getty Images

Depois de um último GP movimentado em Austin, havia bastante expectativa para o GP do México, organizado neste domingo 27 de Outubro. A sessão classificatória no sábado foi bastante disputada, com Carlos Sainz no fim levando a Pole Position, com Max Verstappen logo ao seu lado na primeira fila. Lando Norris e Charles Leclerc largaram logo atrás dos dois, na segunda fila.

Na largada, Verstappen conseguiu tracionar bem e ficou lado a lado com Sainz na Curva 1. O espanhol acabou escapando da pista, e depois deu a liderança ao holandês na aproximação da Curva 4. Logo atrás deles, Tsunoda acabou tocando em Albon enquanto tentava ultrapassa-lo, rodou e bateu no muro. O tailandês acabou tendo a suspensão danificada e acabou também abandonando a prova, enquanto o Safety Car entrou na pista.

A corrida foi retomada na quarta volta, e imediatamente Verstappen começou a tentar abrir vantagem sobre Sainz. Porém, o espanhol não deixou o holandês abrir diferença, e após uma séria de voltas mais rápidas, conseguiu alcança-lo na Volta 9, e o ultrapassou pela liderança na Curva 4. Logo após, Norris também se aproximou de Verstappen, e começou a tentar ultrapassa-lo pelo segundo lugar.

Apesar de perdido a liderança para Verstappen na largada, Sainz conseguiu retomar e manter a ponta a partir da Volta 9. Foto: Scuderia Ferrari – Divulgação

Na Volta 10, Norris tenta passar Verstappen por fora na Curva 4, mas o holandês espalha para cima do britânico, o que faz os dois sairem da pista, com Verstappen voltando atrás de Norris. O piloto da Red Bull depois tenta passar a McLaren na Curva 7, mas ele espalha e os dois escapam da pista novamente, e são ultrapassados por Leclerc, que assume o segundo posto. Norris voltou à pista a frente de Verstappen.

Por conta do incidente, Verstappen recebeu duas punições de dez segundos, totalizando vinte segundos, que ele teria de cumprir em seu Pit Stop. Pouco depois, na Volta 15, George Russell passa Lewis Hamilton na Curva 1, e assume a quinta colocação. Na Volta seguinte, Fernando Alonso foi ao box para abandonar a prova por conta de um problema mecânico, assim encerrando o GP número 400 de sua carreira.

Na Volta 18, Sergio Pérez tenta passar Liam Lawson na Curva 4, mas o neozelandês consegue se defender e mantém a décima colocação, apesar de ter tido um leve toque com o mexicano. Na Volta seguinte, Lance Stroll tenta passar Pérez por fora na Curva 4, mas acaba errando e o mexicano se mantém em décimo primeiro. Algumas voltas depois, Pérez acabou caindo pra último após seu Pit Stop, enquanto Stroll conseguiu voltar na frente após sua parada.

Na Volta 27, Verstappen vai ao Box para fazer seu Pit Stop e cumprir sua punição de 20 segundos, e volta à pista em antepenúltimo, a frente apenas de seu companheiro de equipe Pérez e da Aston Martin de Stroll. Pelas próximas quinze voltas, Verstappen conseguiu escalar o pelotão, e após os últimos Pit Stops da prova, se encontrava na sexta posição, logo a frente das Haas de Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg, e das Mercedes de Russell e Hamilton.

Por conta dos dois incidentes com Norris, Verstappen acabou tendo de cumprir uma inédita punição de 20 segundos em seu Pit Stop, que o jogou para o fundo do pelotão. Foto: Getty Images

Na Volta 44, Oscar Piastri, que vinha andando boa parte da prova fora do Top 10, consegue passar Pierre Gasly por dentro na Curva 1, e assume a décima colocação. Depois, na Volta 56, o australiano passa Hülkenberg e sobe para nono. Na Volta 63, Leclerc acaba errando e escapa da pista na última curva, sendo passado por Norris e caindo para terceiro. Três voltas depois, Russell acaba sendo passado por Hamilton e cai para quinto.

No fim, Carlos Sainz recebeu a bandeirada para conquistar sua segunda vitória em 2024 e a quarta vitória de sua carreira, subindo ao pódio junto de Norris em segundo, e de Leclerc em terceiro, que conseguiu cravar o melhor tempo na última volta para receber um ponto bônus. As Mercedes de Hamilton e Russell vieram logo atrás em quarto e quinto, seguiddas da Red Bull de Verstappen em sexto.

As Haas de Magnussen e Hülkenberg terminaram em sétimo e nono, separadas pela McLaren de Oscar Piastri na oitava posição, e foram seguidas da Alpine de Gasly em décimo, fechando o Top 10. Lance Stroll, Franco Colapinto, Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Zhou Guanyu, Liam Lawson e Sergio Pérez foram os últimos pilotos classificados da prova.

Situação do Campeonato após a Prova

Faltando quatro corridas para o fim da Temporada, Verstappen ainda é líder na classificação, mas Norris está conseguindo se aproximar aos poucos. Foto: ANP/Getty Images

Com os resultados da prova, a liderança de Verstappen sobre Norris no Campeonato de Pilotos cai para 47 pontos, com o holandês tendo 362 pontos, e o britânico 315 pontos. Leclerc se mantém em terceiro, com 291 pontos, seguido de Piastri em quarto, com 251 pontos, e de Sainz em quinto, com 240 pontos.

No Campeonato de Construtores, a McLaren segue a líder da classificação, com 565 pontos, enquanto logo atrás a Ferrari passa a Red Bull pela segunda colocação na tabela, com a equipe italiana tendo 537 pontos, contra 512 pontos da equipe austríaca. A Mercedes se mantém na quarta posição, com 366 pontos, seguida da Aston na quinta posição, com 86 pontos.

Deixe um comentário

Tendência