Graças a uma pilotagem consistente, Verschoor finalmente conquistou sua primeira vitória na F2 em 2024. Foto em Destaque: James Sutton/Getty Images

Depois de uma Sprint Race bastante movimentada, a próxima atividade da F2 em Baku foi a Feature Race, onde os dez primeiros pontuariam. Como resultado da classificação, Richard Verschoor largou da Pole pela segunda vez no ano, com Antonelli ao seu lado na primeira fila. Atrás deles, largaram Victor Martins e Zane Maloney da segunda fila.

Na largada, Verschoor partiu bem e conseguiu manter a liderança saindo da Curva 1, logo a frente de Antonelli. Porém, logo atrás deles, Kush Maini ficou parado no Grid, e acabou sendo acertado em cheio por Olivet Goethe, num incidente que também envolveu Pepe Martí, Rafael Villagómez e Niels Koolen, espalhando detritos por toda a reta de chegada.

Como resultado do acidente, a direção de prova acabou acionando a bandeira vermelha, que interrompeu a prova para que os fiscais limpassem os destroços que ficaram na pista. Depois de meia hora, a bandeira vermelha foi encerrada pela direção de prova, e uma relargada em movimento foi dada pela direção de prova, e a corrida seria encerrada com base no tempo e não em voltas, pela demora até o fim da bandeira vermelha.

Verschoor liderou o pelotão na largada, enquanto Maini ficou parado e causou um forte acidente que interrompeu a prova. Foto: Simon Galloway/Motorsport Images

Verschoor partiu bem na relargada e conseguiu manter e abrir vantagem na liderança saindo da Curva 1, logo a frente de Antonelli, Martins e Bortoleto. Na Volta 5, Martins passa Antonelli e sobe para segundo, enauanto Martins começa a pressionar Verschoor pela liderança. Duas voltas depois, o francês passa o holandês por dentro na Curva 1 e assume a liderança da prova.

Logo atrás deles, Mansell passa Dürksen na Curva 3 e sobe para sexto. Na Volta 8, Luke Browning, Jak Crawford e Joshua Dürksen são os primeiros pilotos a realizarem o Pit Stop obrigatório da prova, e retornam à pista entre os últimos. Enquanto isso, Dennis Hauger recebe uma punição de 5 segundos por conta de um toque com Browning que danificou a asa dianteira do britânico.

Na Volta seguinte, Martins, Verschoor, Antonelli, Paul Aron, Hauger e Ritomo Miyata são os próximos a realizarem Pit Stops, assim deixando Maloney na liderança, com Bortoleto em segundo e Minì em terceiro. Na Volta 10, o brasileiro e o barbadiano param, junto de Mansell e Cordeel, assim deixando Minì na liderança com Fittipaldi em segundo e Hadjar em terceiro.

Depois de passar Verschoor, Martins chegou a liderar bem a corrida antes de seu Pit Stop. Foto: Formula Motorsport Ltd.

Logo após fazer seu Pit Stop, Maloney errou a freada da Curva 3, teve um leve toque com Antonelli e passou reto na área de escape, assim caindo para o fundo do Grid. Minì parou na Volta 11, o que deixou Fittipaldi na ponta, logo a frente de Hadjar e de Verschoor. O brasileiro faz seu Pit Stop na Volta 12, assim elevando Hadjar para a liderança física, mas com Verschoor sendo o líder virtual.

Assim, quando o francês faz seu Pit Stop na Volta 13, Verschoor toma a liderança da prova, a frente de Martins em segundo, com Antonelli em terceiro e Bortoleto em quarto. Faltando três minutos para o fim, Minì acaba errando a freada da Curva 15, e batendo no muro, o que provoca um Safety Car virtual, que depois dá lugar ao Safety Car físico, que fica na pista até bandeirada.

No fim, Verschoor recebeu a bandeirada para conquistar sua primeira vitória em 2024, subindo no pódio junto de Martins em segundo, e de Antonelli em terceiro. Bortoleto terminou em quarto, e assim toma oficialmente a liderança do Campeonato. Atrás dele, Dürksen terminou em quinto, seguido de Aron em sexto, Browning em sétimo, Crawford em oitavo, Hauger em nono e Mansell em décimo, fechando a zona pontuação.

Situação do Campeonato após a Prova

Graças ao quarto lugar, Gabriel Bortoleto, da Invicta Racing, oficialmente assume a liderança do Campeonato de Pilotos. Foto: Formula Motorsport Ltd.

Graças ao resultado da prova, Gabriel Bortoleto consegue assumir a liderança do Campeonato de Pilotos, com 169,5 pontos, quatro pontos e meio a frente do agora vice-líder Isack Hadjar. Zane Maloney se mantém em terceiro, com 135 pontos, apenas dois pontos a frente do quatro colocado Paul Aron, enquanto Jak Crawford se mantém em quinto, com 116 pontos, três pontos a frente de Antonelli.

No Campeonato das Equipes, a Invicta se mantém líder da classificação, com 243,5 pontos, tendo uma vantagem de trinta e cinco pontos e meio sobre a vice-líder Campos. A MP Motorsport se mantém na terceira posição, com 181,5 pontos, a frente da Prema em quarto, com 169 pontos, e da Rodin em quinto, com 164 pontos.

Deixe um comentário

Tendência