Depois de levar dois segundos lugares no começo do ano, o alemão da MP Motorsport finalmente levou sua primeira vitória na F3. Foto em destaque:

Nesta madruga de 31 de Agosto, a F3 realizou a última corrida Sprint da Temporada 2024. E logo antes da largada, já houveram mudanças no Grid. Após a qualificação em dois grupos, diversos pilotos foram punidos, e assim, Tim Tramnitz partiu da Pole Position, a frente de Dino Beganovic e Sebastián Montoya.

Na largada, Tramnitz partiu bem e conseguiu manter a liderança saindo da Curva 1, enquanto Montoya também largou bem e tomou o segundo lugar de Beganovic. Após diversas ultrapassagens na Primeira Volta, Meguetonif vinha em terceiro com Santiago Ramos em quinto e Thasanapol Intraphuvasak em quinto.

No começo da segunda volta, Dufek errou a freada da Curva 1 e teve de passar reto, perdendo várias posição. Enquanto isso, Noel Léon recebeu um toque de seu companheiro de equipe Tommy Smith e rodou, e ao tentar voltar à pista caiu na brita e abandonou. Logo ao seu lado, Nikita Bedrin, da AIX, errou a curva e também caiu na brita.

Por esses incidentes, a direção de prova acionou o Safety Car. A relargada foi dada após quatro voltas, e Montoya partiu mal, quase sendo passado por Beganovic mas conseguindo manter a segunda posição. Na Volta 7, maks atrás, Browning conseguiu passar Gabriel Minì e Cian Shields na reta princiapl e subiu para décimo terceiro.

Décimo terceiro colocado no campeonato com um pódio, Sebastian Montoya, da Campos, vinha tendo alguns destaques na segunda metade do ano. Foto: Formula Motorsport Ltd.

Enquanto isso, Josha Dufek, Intraphuvasak e Joseph Loake passaram reto e tiveram de usar a reta de escape na Curva 1 perderam diversas posicões. Na Volta 8, Browning tenta passar Arvid Lindblad, mas o piloto da Hitech acaba saindo da pista, e não consgue passar seu compatriota. Mais a frente, Fornaroli comdça a desafiar Stenshorne pelo oitavo lugar.

Na Volta 9, Ramos ultrapassa Montoya na Curva 1 e assume a segunda colocação. Na Volta Seguinte, Fornaroli consegue passar Stenshorne na primeira curva e sobe para oitavo. Na Volta 10, o italiano da Trident ultrapassa a Campos de Mari Boya e sobe para sétimo, logo atrás de Meguetonif. Mais atrás, Browning finalmente ultrapassa Lindblad e sobe para décimo.

Na Volta 12, Montoya consegue ultrapassar Ramos e recupera a segunda posição. Enquanto logo atrás Meguetonif passa Beganovic e sobe para quarto. Na Volta 13, Boya consegue passar Fornaroli na Curva 1 e sobe para sétimo. Mais atrás, Mansell tenta passar Charlie Wurz, mas acaba errando, toca no austríaco e tem um pneu traseiro furado, assim perdendo diversas posições e caindo para vigésimo terceiro.

Atrás deste incidente, Piotr Wisnicki e Max Esterson se tocaram e bateram na primeira curva, o que acabou provocando a entrada do Safety Car na pista. Durante o período atrás do Safety Car, Dufek parou no box para abandonar a prova com problemas em sua AIX. Apenas na penúltima volta o Safety Car entrou no box, deixando assim apenas uma última volta de corrida.

Com cinco pódios na temporada, Tramnitz vinha se destacando durante a temporada como um dos melhores novatos do ano. Foto: Getty Images/Divulgação F3

Tramnitz partiu muito bem na relargada e segurou Montoya, enquanto Meguetonif perdeu posições para Dunne e Beganovic e caiu para sexto, enquanto Fornaroli foi passado por Browning e caiu para nono. Pela últimas curvas, Ramos tentou passar Montoya, mas não conseguiu chegar perto o bastante do colombiano para fazer a manobra.

Assim, Tramnitz recebeu a bandeirada para conquistar sua primeira vitória na F3, com Montoya em segundo e Ramos em terceiro. Dunne terminou em quarto, seguido de Beganovic em quinto, Meguetonif em sexto, Browning em sétimo, Boya em oitavo, Fornaroli em nono e Minì em décimo, fechando o Top 10 da corrida.

Após a prova, Montoya acabou recebendo uma punição de cinco segundos por ter ultrapassado Tramnitz por fora da posta durante a primeira volta. Assim, o piloto colombiano caiu para a décima segunda posição, elevando Ramos para a segunda colocação, e Dunne para o terceiro lugar, conquistando assim seu segundo pódio na temporada.

Resultados do Campeonato após a corrida

Com o resultado da prova, a decisão do título ficará para a Feature Race, que terá o líder do campeonato Leonardo Fornaroli largando da Pole. Foto: Formula Motorsport Ltd.

Graças ao nono lugar com a volta mais rápida, Fornaroli consegue se manter na liderança do Campeonato de Pilotos, com 135 pontos, cinco pontos a frente de Gabriele Minì, com 130 pontos. Browning vem atrás deles em terceiro, com 128 pontos, seguido de Lindblad em quarto com 113 pontos, e Beganovic em quinto com 107 pontos.

A partir deste momento, Beganovic está fora da disputa, por conta de uma desvantagem de vinte e sete pontos para Fornaroli, enquanto o máximo de pontos que ele pode conquistar na Feature Race é de apenas vinte e seis. Agora, a luta pelo título na corrida do domingo será entre Fornaroli, Minì, Browning e Lindblad.

Enquanto isso, no campeonato das equipes, a Trident passa a ART Grand Prix pela vice-liderança da tabela, com 238 pontos, tendo agora doze pontos de vantagem sobre a equipe francesa. A frente das duas, a Premaz que já foi campeã na etapa anterior em Spa, aumentou ainda mais a vantagem, agora tendo 349 pontos.

Deixe um comentário

Tendência