Terceira prova da segunda metade da Temporada, há bastante expectativa no ar para a corrida em Zandvoort. Foto em destaque: Yuichi Yamazaki/AFP

Depois uma pausa de um mês, a Fórmula 1 retorna à atividade neste domingo, 25 de agosto, para a décima quinta prova do ano, o Grande Prêmio da Holanda, organizado no histórico autódromo de Zandvoort. As atividades do fim de semana começarão nesta sexta-feira, 22 de agosto, e há bastante expectativa no ar quanto ao evento.

Desde o GP de Miami, a temporada 2024 vem sendo bem movimentada, especialmente em comparação com 2023. Até o momento, quatro equipes diferentes venceram pelo menos uma corrida, sete pilotod diferentes venceram até agora. Tendo em vista a dinâmica das corridas na Holanda, há de se criar muita expectativa para a prova em Zandvoort.

Atual líder do campeonato, Max Verstappen é o piloto com mais vitórias no GP da Holanda, vencendo três edições. Foto: Motorsport Images

A temporada de Max Verstappen e da Red Bull vem sendo complicada desde o GP da China. O piloto holandês começou o ano com quatro vitórias nas cinco primeiras corridas, construindo uma liderança muito boa no campeonato e deixando a sua equipe como líder absoluta no campeonato de construtores. Porém, depois do começo meteórico, as coisas começaram a decair na equipe.

Desde o GP de Miami, Verstappen venceu apenas três corridas, enquanto que outros times como McLaren, Ferrari e até Mercedes comecaram a ganhar espaço. Em grande parte, isso é por conta das limitações de tempo de túnel de vento impostas à equipe, aliadas com a diminuição do orçamento devido ao teto de gastos.

Assim, é muito provável que a performance do holandês em sua corrida de casa seja apagada este ano. E isso é algo bastante surpreendente tendo em vista que, no momento, Verstappen é o piloto que tem mais vitórias no GP da Holanda.

Desde o retorno do país à Fórmula 1, em 2021, Verstappen venceu essa edição de retorno e as duas seguinte, todas de maneira dominante. Agora que a Red Bull não está conseguindo trazer melhorias significativas e outras equipes vem ganhando espaço, Verstappen fica por conta do prório talento e experiência que ele tem com a pista de Zandvoort.

Desde Miami, Lando Norris vem sendo um dos pilotos de maior destaque da F1 em 2024, atualmente ocupando a vice-liderança do campeonato. Foto: Getty Images

Por outro lado, como dito anteriormente, outras equipes vem ganhando cada vez mais espaço nas disputas. Dentre elas, a que mais conseguiu bater de frente com a Red Bull foi a McLaren, com Lando Norris e Oscar Piastri tendo conquistado suas primeiras vitórias na F1 em Miami e em Hungaroring, respectivamente.

Na verdade, desde o começo do ano, a equipe inglesa vem disputando com a Red Bull. Porém a partir da Áustria, a McLaren conseguiu superar a equipe austríaca em Performance, e desde então demonstra cada vez mais ter o melhor carro do grid. Fora também o talento da dupla Piastri e Norris, com os dois despontando entre os pilotos de maior destaque na temporada.

Tendo em vista esta superioridade de performance da McLaren perante as outras equipes em grande parte do campeonato até agora, é quase uma certeza que Norris e Piastri terão resultados expressivos em Zandvoort. É provável até que algum deles conquiste mais uma vitória na F1. Tudo depende se a sorte estará com a equipe no domingo.

Com três vitórias no ano até agora, a Mercedes vem tendo sua melhor temporada desde 2021. Foto: Steve Etherington/Motorsport Images

Das outras equipes que vem tendo destaque ao longo do ano, a Ferrari tem expectativas modestas para a prova. Isso muito por conta da equipe, assim como a Red Bull, não estar conseguindo trazer melhorias expressivas para o carro. Na verdade, os upgrades que a equipe começou a introduzir na Espanha fizeram o carro perder desempenho frente aos rivais.

Já a Mercedes tem mais chances de disputar por posições no pódio, e carrega bastante expectativa para Zandvoort. Apesar de ter começado o ano como quarto força, tendo perdido terreno para a McLaren e a Ferrari, desde a Áustria a equipe vem melhorando cada vez mais o carro, e vem tendo bastante sorte ao longo do ano.

Depois da vitória de Russell na Áustria, Hamilton venceu a prova seguinte na Inglaterra, e a última prova antes das férias de verão, na Bélgica. Com esses resultados incríveis nas últimas quatro corridas, a equipe vem com bastante expectativa para a etapa da Holanda, onde a estratégia sempre tem papel fundamental no resultado final da corrida.

A primeira corrida depois das férias de verão, o GP da Holanda foi organizado pela primeira vez ainda nos anos 60. Foto: Getty Images

Com tudo isso em conta, o GP da Holanda tem muita chance de ser uma corrida bastante interessante. A dinâmica que a prova teve nos últimos anos deixa bem claro o quanto a classificação e a estratégia de Pit Stops são importantes para o resultado, por conta natureza estreita e de poucos pontos de ultrapassagem de Zandvoort.

A McLaren e a Mercedes chegam na prova como as mais favoritas a vitória e ao pódio, tendo certa vantagem sobre o favorito da casa, Max Verstappen. Mas, essa vantagem não é tão considerável, tendo em vista a experiência e o talento do holandês em sua corrida de casa, e seu esforço nas últimas corridas antes das férias.

Provavelmente haverá muita disputa na pista, principalmente na reta principal e na curva 1, apesar de a estratégia ser o fator mais decisivo por trás da prova. Assim como nos anos anteriores, os Pit Stops serão o fator mais crucial para o resultado final da corrida.

No geral, dá para se esperar mais uma corrida interessante em Zandvoort, num molde relativamente parecido com as últimas provas do campeonato. Essa expectativa provavelmente continuará nas próximas corridas, mas, por enquanto, se volta para a corrida da Holanda.

Deixe um comentário

Tendência